Planetóide X

Um giro pelos programas de culinária (parte 1) - "Comidas Exóticas", de Andrew Zimmern

14:41 José Guilherme Wasner Machado 0 Comentários Categoria: , , ,

Andrew Zimmern é o simpático apresentador do "Comidas Exóticas", que passa no Discovery Travel & Living. O objetivo do programa, como o nome indica, é mostrar pratos bizarros e inesperados dos mais diversos países. Mas, na prática, as tais comidas exóticas são uma minoria, pelo menos do ponto de vista de um público menos acostumado com junk food e comida processada. O mérito do programa acaba sendo outro: é um dos poucos que realmente permitem conhecer a culinaria tradicional de uma determinada região. Sim, por aqui não tem nada de "gastronomia de montinho" (saco...), cozinha "contemporânea" (dai-me paciência...) ou culinária "fusion" (bocejo...), e sim a comida autêntica e característica de cada localidade, sem frescuras ou maquiagens para turistas. Comida com alma e tradição.

Zimmern passa ao largo da maior parte dos restaurantes chiques, com seus pratos artificialóides e chefs de egos descontrolados, preferindo explorar os pequenos estabelecimentos, só conhecidos pela população local. Também são alvos do seu interesse as feirinhas de rua, os mercadões que vendem de tudo, as barraquinhas de comida e os almoços familiares. Tudo no esforço para descobrir o que há de mais tradicional e singular na cidade visitada. E tirando umas poucas bizarrices nojentas - que o apresentador encara com a devida coragem - o programa é uma delícia de se assistir. Zimmern é animado, bem-humorado e aberto a experimentar de tudo - em quantidades épicas. Para nós, brasileiros, ainda há a curiosidade adicional de perceber como certas comidas rotineiras em nosso país, como coração de galinha, moela, língua de boi e rabada, são consideradas "exóticas" para nossos irmãos do norte, menos familiarizados com essas partes "periféricas" e pouco nobres dos animais.

A maior parte do programa é ainda menos "chocante" do que isso. Na Espanha, por exemplo, Andrew explora as tradicionais tapas, os famosos (e caríssimos) presuntos Jamón Serrano e Pata Negra, e muita comida de fazer inveja a qualquer botequeiro brasileiro. Que episódio sensacional! Dá vontade de comprar passagem para o dia seguinte e ir experimentar por conta própria em terras ibéricas. Já na Rússia, participa de um churrasco bem interessante, experimenta uma saborosa carne de urso e várias outras iguarias curiosas, mas atraentes. Na Inglaterra, muitas variedades da típica e deliciosa (ainda que pouco saudável) "comida de pub", além do famoso "fish 'n' chips" inglês. É realmente de deixar água na boca. Não tinha idéia de que era feito com bacalhau fresco, e em porções bem generosas - e baratíssimas. No Alasca, somos apresentados a um curiosíssimo sorvete de blueberries com gordura de foca (ou é de baleia?). E por aí vai. Muita coisa legal para se conhecer, para quem tem o espírito aventureiro e aberto a novidades.

Resumindo: se você realmente se interessa pela cultura e pela culinária autêntica de um país, "Comidas Exóticas" é um ótimo ponto de partida. Apesar do título e da propaganda meio ameaçadora, não tenha preconceito em assistir.

OUTROS POSTS

0 comentários

Por favor, fique à vontade para comentar, é um prazer saber sua opinião. Seja ela contra, a favor, ou muito antes pelo contrário. Não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.