Planetóide X

Rússia em Cores, Um Século Atrás

11:19 José Guilherme Wasner Machado 0 Comentários Categoria: ,

Um retrato fascinante do passado: mulheres gregas colhendo chá na Geórgia.
[via Fabiano] O blog The Big Picture, especializado em fotografia, trouxe uma extensa e interessantíssima coleção de fotos antigas tiradas na Rússia, entre 1909 e 1912. A qualidade das imagens impressiona, ainda mais para uma época em que fotografias coloridas eram raríssimas. As cores foram obtidas usando a combinação de três fotos em preto e branco, tiradas em rápida sucessão, com filtros azul, vermelho e verde. Mais tarde essas fotos eram exibidas com lanternas especiais, que utilizavam filtros semelhantes, obtendo assim cores bem próximas às da realidade. Mais detalhes aqui.
As cores são obtidas por meio de composição.
A coleção é de autoria do fotógrafo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii, com apoio do Czar Nicolau 2. A seguir, apenas uma pequena amostra (clique nas imagens para ampliá-las). Veja mais no post do The Big Picture. São 34 no total, mas a coleção original é composta por centenas de imagens, e está sendo exibida na Biblioteca do Congresso Americano. Inveja. Será que um dia veremos uma exibição dessas no Brasil?



Tbilisi,na Geórgia
Uma mulher armênia, em trajes típicos.
Vista da cidade de Artvin, na fronteira entre Geórgia e Turquia.
Crianças judias e seu professor, em Samarkand, no Uzbequistão.
Um homem e uma mulher posam pro fotógrafo no Daguestão
A Catedral Nikolaevskii, em Mozhaisk, próximo à Moscou
O próprio fotógrafo, no Cáucaso.
Para Saber Mais:

OUTROS POSTS

0 comentários

Por favor, fique à vontade para comentar, é um prazer saber sua opinião. Seja ela contra, a favor, ou muito antes pelo contrário. Não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.